Mais que um Ford, um Cosworth!

O Cosworth foi feito para ser homologado para o Campeonato Mundial de Ralis, primeiro no Grupo A e depois na categoria WRC (World Rally Car) que estreou em 1997 e competiu de 1993 a 1998. Neste período conseguiu dez primeiros lugares mas sem nunca ser campeão. Em 1994, François Delecour, com um percurso muito instável em termos de classificativas (marcado inclusive pelo grave acidente poucas semanas após o início do campeonato) foi o responsável por quatro das dez vitórias que o carro conseguiu. Provavelmente por este forte motivo o investimento e a gestão financeira deste carro no campeonato foi problemático, tendo sido usado por equipas não oficiais nos últimos anos após o abandono da produção pela Ford. Em competição houve uma vitória que se tornou um facto verdadeiramente notável e pouco comum na era moderna dos ralis: Franco Cunico, no Rali de San Remo (Itália, 1993) entrou para a história dos ralis quando os Escort oficiais de fábrica ficaram mal classificados e Cunico com um Cosworth de uma equipa privada, a Promotosport, venceu todos os adversários, destronando inclusive o campeão do ano anterior Carlos Sainz. Era a prova patente de que o Escort Cosworth era um carro de enorme potencial algo extremamente único numa modalidade onde os mais pequenos erros fazem a diferença.

Este automóvel foi produzido entre fevereiro de 1992 e janeiro de 1996. Mesmo não tendo sido super campeão de ralis, o carro comercial é um clássico de importância notória. Oficialmente o fim da sua produção deveu-se a uma diretiva europeia sobre limitação de ruído, quando é sabido que esta questão podia ter-se resolvido com um simples silenciador.

Ford Escort Cosworth

Caraterísticas técnicas – Ford Escort Cosworth:

Marca : Ford
Modelo : Escort
Versão : RS Cosworth
Potência : 220 cv (162 kw – 217 hp)
Motor : 4 cilindros em linha
Cilindrada : 1993 cm3
Distribuição : 16 válvulas Turbo
Binário : 290 Nm (3500 tr/min)
Transmissão : Tração intergral, caixa de 5 velocidades manual
Peso: 1443 kg
Pneus : 225/45/16
Relação peso/potência : 6,6 kg/cv
Coeficiente aerodinâmico 0.380 cx

 

Historial do automóvel:

Em 1992 começou a ser produzido um mito derivado do Sierra RS Cosworth: o Escort RS Cosworth. Criado para participar no mundial de ralis os seus números impressionam até hoje! O RS cosworth faz dos 0-100 km/h 5,9 segundos e dos 0-200 km/h 25 segundos, a sua velocidade máxima é de 235 km/h, algo sensacional para a época. O responsável por estes números é o seu motor 2.0 16v turbo apoiado pela tração integral. As linhas retas e agressivas do cosworth revelam um carro nascido para os ralis destacando-se o enorme aileron que se prolonga a partir do tejadilho tendo como função aumentar a força descendente para melhor aderência nas curvas.

 

O meu carro de eleição!

Ford Escort Cosworth

Ford Escort Cosworth

 

O proprietário:

Pedro Moura

Pedro-Moura