Vespa 400

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Vespa 400

O Vespa 400 é um microcarro de motor traseiro produzido em França, Fourchambault, pela ACMA (Ateliers de construction de motocycles et d’automobiles) entre os anos de 1957 e 1961, baseado no desenho da companhia italiana Piaggio. Duas versões foram construídas: o «Lusso» e o «Turismo».

O Vespa 400 foi apresentado pela primeira vez em 26 de setembro de 1957 no Mónaco. Nesta apresentação aos media os diretores da ACMA tiveram um grande cuidado ao convidarem não só os jornalista como, igualmente, algumas celebridades do desporto automóvel.

Vespa 400

Caraterísticas técnicas:

Modelo: Vespa 400
Ano: 1957
Cilindrada: 400
 cm3
Potência: 13 cv
Caixa: 3 velocidades. Transmissão traseira

Vespa 400

O Vespa 400 era um carro de dois lugares com espaço atrás suficiente para acomodar bagagem ou mesmo duas crianças pequenas num assento almofadado opcional. Os bancos frontais eram de simples armação tubular almofadada assente em molas e entre os mesmos encontravam-se instalados o travão de mão, a chave de ignição e o comando de estrangulamento de ar da mistura do combustível. A alavanca da caixa de velocidades era montada no chão. As portas de dobradiças eram revestidas apenas com uma fina película de plástico ligada ao painel de metal da porta o que conferia espaço suplementar ao habitáculo.

Vespa 400

Vespa 400Nos primeiros modelos os vidros das portas não abriam, o que causou alguma crítica por parte dos consumidores, mas era mais uma opção criada para permitir mais espaço para o condutor e passageiro.

Vespa 400Os instrumentos estavam reduzidos ao mínimo: velocímetro, luzes de advertência de pouco combustível, máximos e carga do dínamo e luzes dos indicadores de mudanças de direção. A teto de tecido podia ser dobrado a partir da frente, sobre o pára-brisas, para a tampa traseira do motor. A bateria de 12 volts estavam alojada à frente atrás da grelha e a roda suplente encontrava-se por debaixo do banco do passageiro.
Vespa 400A velocidade máxima foi testada na versão «luxe» como sendo de 83,4 km/h com uma aceleração de dos 0 aos 64 km/h de 23 segundos, com um consumo de 5,11 litros por cada cem quilómetros. O motor traseiro era de dois cilindros a dois tempos refrigerado a ar. No início o combustível era misturado com óleo e mais tarde, no verão de 1958, foi adicionado um reservatório para o óleo do lado direito do motor com um misturado semi-automático.

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